Caso não esteja visualizando a mensagem corretamente, acesse o link.
 

Mural de Sustentabilidade divulga resumidamente ações da Abipeças e do Sindipeças e outras notícias sobre o tema.

 
O World Circular Economic Forum (WCEF), ou Fórum Mundial de Economia Circular, considerado o principal evento global sobre economia circular, reuniu em maio, na cidade de São Paulo, importantes lideranças internacionais, representantes de governos, setor privado, especialistas e sociedade civil para debater caminhos para economia mais sustentável e resiliente.

Economia circular é o modelo de produção e consumo que busca manter materiais, produtos e recursos em uso pelo maior tempo possível, promovendo, portanto, sua reutilização, reparação, renovação e reciclagem. Diferente do modelo linear tradicional (extrair, produzir e descartar), propõe um ciclo fechado, em que resíduos se tornam insumos para novos processos produtivos, com redução máxima de desperdício e menor impacto ambiental.

O evento destacou a importância da cooperação entre setor público, privado e sociedade para fortalecer cadeias produtivas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento econômico sustentável, mesmo diante de incertezas globais. Com o tema Soluções Tropicais para um Mundo Sustentável, o fórum evidenciou o papel estratégico do Brasil e das regiões tropicais na construção de economia de baixo carbono e na liderança de soluções inovadoras e imprescindíveis para o planeta. Discutiu-se também sobre o uso de inteligência artificial e blockchain para monitoramento e certificação, além da necessidade de padronização de indicadores para atrair investimentos.

Outro destaque foi a apresentação do Plano Nacional de Economia Circular, estruturado em cinco eixos: ambiente normativo, inovação e educação, redução de resíduos, instrumentos financeiros e articulação interfederativa. O plano foi elaborado com ampla participação social e visa a orientar políticas públicas e iniciativas empresariais para acelerar a transição circular no país. Inclusive está considerado no Programa Mover.

Participaram do fórum importantes lideranças, como Tarja Halonen, ex-primeira-ministra da Finlândia; Kristo Lehtonen, representante do Fundo de Investimento Finlandês Sitra; Rafael Cervone, presidente do Ciesp e vice-presidente da Fiesp; Dan Ioschpe, ex-presidente da Abipeças e do Sindipeças e climate champion da COP30, que será realizada em Belém (PA),em novembro; André Corrêa do Lago, presidente da COP30; e Marcelo Thomé de Almeira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero).

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, também participou e reforçou em sua mensagem “o papel do Brasil como protagonista global na agenda de sustentabilidade”.
 
 
“Precisamos encontrar o caminho da economicidade”
Exame, 25/5/2025
 
A Abipeças e o Sindipeças são grande difusores de informações sobre diversos temas relevantes para a indústria de autopeças. Fique atento às comunicações e participe. Alguns exemplos na área de sustentabilidade:

17 e 18/6: Curso ESG e Carbono: Impactos para a Gestão dos Negócios
25/6: 2.ª Reunião do Comitê de Sustentabilidade

Para participar, envie mensagem para [email protected].