Brasil Auto Parts em movimento

Há várias ações do projeto Brasil Auto Parts (BAP), parceria do Sindipeças com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), programadas para este ano.

Participação em feiras internacionais:
<> Automechanika Frankfurt, na Alemanha, de 13 a 17 de setembro;
<> Automechanika Buenos Aires, na Argentina, de 11 a 14 de outubro;
<> AAPEX Las Vegas, nos Estados Unidos, de 1.º a 3 de novembro;
<> Automechanika Dubai, nos Emirados Árabes, de 22 a 24 de novembro.

Organização de missões comerciais a outros países:
> Peru e Equador, de 25 a 29 de abril;
> México, de 23 a 27 de maio;
> Espanha, de 19 a 23 de setembro;

Ainda dá tempo de participar. Veja.

Estudos de mercado

Um dos resultados da parceria do Sindipeças com a ApexBrasil é a divulgação de detalhados estudos do mercado automotivo de vários países. Uma novidade é o levantamento sobre o setor de autopeças na Espanha. Segundo o trabalho, “o mercado automobilístico e toda a sua cadeia de componentes e peças para a automação é um dos principais setores da economia na Espanha. Segundo dados da Associação Espanhola de Fabricantes de Automóveis e Caminhões (Anfac), o setor automotivo é o segundo maior setor industrial da Espanha e é responsável por 10% do PIB nacional, e 18% da produção é exportada. O setor de autopeças da Espanha exporta quase 69% da sua produção para mais de 170 países no mundo. No nível do país, o PIB por setor na Espanha está dividido da seguinte forma: serviços: 74,2%, seguido pela indústria (23,2%). A agricultura responde por apenas 2,6% do total da economia”. O estudo e outras informações foram apresentados em webinar promovido pelo Sindipeças em março. Assista ao vídeo completo.

Outro estudo divulgado pelo BAP recentemente é sobre o México, país que ocupou o terceiro lugar na lista dos principais destinos das exportações brasileiras de autopeças em 2021, com 10,7% do total, ou US$ 706 milhões. Segundo o trabalho, a indústria automotiva mexicana é muito integrada à cadeia global, com a presença de todas as montadoras relevantes em seu território. “São 22 plantas de veículos leves de 14 empresas, dividida em 14 Estados, 10 plantas de motores de 7 empresas em 6 Estados e 7 plantas de transmissão, de 6 empresas em 5 Estados.”

Esses e todos os outros estudos podem ser consultados nessa página. O acesso é exclusivo para associados cadastrados no site do Sindipeças. Para saber mais, envie mensagem para [email protected].

Nova gestão

Na solenidade de posse dos novos conselhos e diretorias do Sindipeças e da Abipeças, ocorrida em 24 de março, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com a presença de representantes de várias entidades, Cláudio Sahad, eleito presidente para o mandato de março de 2022 a março de 2025, declarou que “o movimento disruptivo, que atinge toda a cadeia automotiva − das multinacionais às empresas de pequeno porte −, traz temas desafiadores, como indústria 4.0, digitalização, veículos elétricos e outras formas de mobilidade sustentável, novos combustíveis, descarbonização”. Para ele, “a pandemia, que assolou o mundo nos últimos anos, teve efeitos sobre a cadeia de fornecimento global, podendo trazer oportunidades para as empresas brasileiras, desde que tenham tecnologia e condições de competir com os concorrentes estrangeiros”. Na foto, Dan Ioschpe (à esquerda), ex-presidente e atual integrante do Conselho de Administração do Sindipeças, e Cláudio Sahad.

O futuro das autopeças

No 3.º Encontro da Indústria de Autopeças, promovido pelo Sindipeças, executivos estrangeiros e brasileiros de grandes empresas vão dizer o que pensam e o que já estão fazendo sobre transformação digital, descarbonização e mudanças no pós-vendas. Será no dia 20 de junho, em formato on-line. O CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, fará a palestra magna e apresentará a visão de sua empresa sobre os impactos da descarbonização e da consequente mudança de matriz energética na cadeia de produção mundial. Leia entrevista de Gábor Deák, diretor de Tecnologia do Sindipeças e coordenador do evento, e faça sua inscrição.

Negócios no Oriente

Foram muito bons os resultados da participação do BAP na Automechanika Dubai, feira ocorrida nos Emirados Árabes em dezembro do ano passado. As oito empresas que integraram o estande coletivo do projeto realizaram 369 contatos e fecharam negócios da ordem de US$ 1,8 milhão durante os três dias da mostra. Outras vendas, de mais US$ 4,3 milhões, foram previstas para os doze meses seguintes. O evento abre as portas de países do Oriente Médio, norte da África e Sudeste Asiático para autopeças brasileiras.

Informação relevante
A Assessoria de Economia do Sindipeças elabora pesquisas e análises que são importante material de consulta para empresas do setor de autopeças, outros elos da cadeia automotiva e centros de estudo. Algumas informações são exclusivas para associados. Veja a diversidade de dados.

brasilautoparts@sindipecas.org.br Sindipeças LinkedIN Facebook