Ações do BAP em 2022

A pandemia de covid-19 não interrompeu as atividades do projeto Brasil Auto Parts (BAP), parceria do Sindipeças com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ao contrário: com muita agilidade, as ações, antes presenciais, migraram para ambiente on-line e os contatos com potenciais compradores de autopeças brasileiras não deixaram de ocorrer.

A agenda de ações em 2022, todas presencias, já está pronta. Conheça e participe:
<> Missão comercial para Peru e Equador, de 25 a 29 de abril;
<> Missão comercial para o México, de 23 a 27 de maio;
<> Feira Latin Auto Parts Expo, no Panamá, de 20 de junho a 1.º de julho;
<> Feira Automechanika Frankfurt, na Alemanha, de 13 a 17 de setembro;
<> Missão comercial para a Espanha, de 19 a 22 de setembro;
<> Feira Automechanika Buenos Aires, na Argentina, de 11 a 14 de outubro;
<> Feira AAPEX Las Vegas, nos Estados Unidos, de 1.º a 3 de novembro;
<> Feira Automechanika Dubai, nos Emirados Árabes, de 22 a 24 de novembro
(a confirmar);

<> Feira Agritechnica Hanover, na Alemanha, que seria realizada no final de fevereiro do ano que vem, mas foi postergada para novembro de 2023.

Ano intenso
Em 2021, o Brasil Auto Parts promoveu rodadas de negócios virtuais com potenciais compradores de México, Colômbia, Peru, Equador, Panamá, Costa Rica, República Dominica, Honduras, Nicarágua, Guatemala, Rússia, Cazaquistão, Ucrânia, Belarus e Geórgia. Foram também organizados webinars, sobre a indústria automotiva mexicana e o segmento agrícola colombiano, com depoimentos de empresas participantes do projeto; estudos dos mercados espanhol e colombiano, que podem ser consultados por empresas associadas cadastradas no site do Sindipeças; e participações em feiras virtuais e presenciais

Em Dubai

De 14 a 16 de dezembro, o projeto Brasil Auto Parts levou oito fabricantes brasileiros para a 18.ª edição da Automechanika Dubai, mostra abre as portas de países do Oriente Médio, norte da África e sudeste asiático para autopeças brasileiras. São elas Autolinea (marca da Hübner), Fras-le, Indisa (cuja razão social é Bozza Junior Indústria e Comércio), Metalmatrix Indústria Metalúrgica, Metalúrgica Riosulense, Suporte Rei, Indústria e Comércio de Autopeças Vannucci e Zen Indústria Metalúrgica. Os expositores puderam visitar a Expo 2020 Dubai, evento em que 190 países apresentam suas soluções de sustentabilidade, mobilidade e inovação, sob o tema Conectando mentes, criando o futuro, até março do ano que vem.

Negócios na Eurásia
O escritório da Apex-Brasil em Moscou, Rússia, em parceria com o BAP, organizou rodada de negócios virtual com alguns países da Eurásia, massa continental que reúne Europa e Ásia. As empresas Anroi Indústria e Comércio, Braslux Indústria de Autopeças, Flexfab South America, Maringá Soldas, Max Gear Indústria e Comércio de Autopeças, Metalúrgica Riosulense e Metalúrgica Schadek participaram de reuniões com importadores de Rússia, Cazaquistão, Ucrânia, Belarus e Geórgia, entre 25 de outubro e 12 de novembro. Para mais informações, envie mensagem para [email protected].

Sustentabilidade nas autopeças

A Metalúrgica Riosulense, fabricante de componentes de motor para as linhas leve, pesada, agrícola e ferroviária, participou do XVII Fórum de Sustentabilidade do Sindipeças, em outubro, e “mostrou o que tem feito para garantir que suas atividades sejam alinhadas com os princípios do desenvolvimento sustentável”. Veja matéria preparada para a edição internacional do boletim do BAP.

Caminhos para as autopeças

No 3.º Encontro da Indústria de Autopeças, organizado pelo Sindipeças, palestrantes brasileiros e estrangeiros, com ênfase no continente asiático, vão expor suas visões sobre modelos futuros de propulsão (elétrico, híbrido, a combustão interna), avanço da conectividade, processos de digitalização, mudanças a que o pós-vendas terá de se adaptar e dizer como enxergam o Brasil nesse cenário. Será em 20 de julho de 2022. Conheça o programa e faça sua inscrição, com desconto para empresas associadas.

Descarbonização
Associações dos setores automotivo e de biocombustíveis, dentre elas o Sindipeças, formaram o grupo de Mobilidade Sustentável de Baixo Carbono (MSBC), para promover “cooperação multidisciplinar sobre temas relacionados à descarbonização da mobilidade, contribuindo para as discussões sobre políticas públicas que envolvam tecnologias de baixo carbono, como a hibridização e a célula de combustível, que usem fontes sustentáveis de energia, estimulando o desenvolvimento econômico equilibrado e socialmente inclusivo”. Para o Sindipeças, o Brasil tem larga experiência na utilização do etanol como combustível veicular limpo e sustentável, diferencial a ser considerado nessa discussão, de abrangência global.

O Sindipeças desenvolveu o Banco de Currículos, plataforma para inclusão de informações curriculares de candidatos interessados em trabalhar na indústria de autopeças. A consulta aos currículos é exclusiva aos quinhentos associados da entidade. Navegue e saiba mais, e divulgue a oportunidade para sua rede de contatos.

Até 2022

A equipe do Brasil Auto Parts agradece a confiança no trabalho realizado em 2021 e deseja que o próximo ano seja de retomada, renovação, crescimento, inovação, conquistas, paz e alegrias. O Sindipeças estará em recesso de 20 de dezembro a 3 de janeiro. Boas-Festas e até 2022!

brasilautoparts@sindipecas.org.br Sindipeças LinkedIN Facebook