Caso não esteja visualizando a mensagem corretamente, acesse o link.

Mural informa resumidamente sobre ações desenvolvidas ou apoiadas pelo Sindipeças.

Associados
De janeiro a meados de junho, o Sindipeças ganhou mais 15 novos associados: Maumar Metalúrgica, Mekanec Indústria e Usinagem, MG Vidros Automotivos (Autoglass), Tecnologia de Bombas Automotivas do Brasil, Tila Indústria de Artefatos de Borracha, Triade Comércio e Indústria de Auto Peças, Tuopu do Brasil Autopeças e Vika Indústria de Auto Peças e Comércio, de São Paulo; Genesis Devices e Equipment Indústria e Comércio, da Bahia; CIE Forjas Minas e FPT Industrial Brasil, de Minas Gerais; Usimaster Peças de Precisão, do Rio de Janeiro; Pisani Plásticos, do Rio Grande do Sul; e Bater-Life Indústria e Comércio e Metalúrgica Usisteel, de Santa Catarina.

Conheça a lista completa, com cerca de quinhentas empresas associadas e seus produtos.

Comércio exterior
Na reunião mensal do Comitê de Comércio Exterior realizada em junho, os participantes trataram de temas de interesse comum, como efeitos da operação-padrão da Receita Federal; atualização sobre ex-tarifários para autopeças; e legislação relevante publicada nas últimas semanas, sobre nova redução da Tarifa Externa Comum pelo Brasil, exclusão do valor da capatazia do valor aduaneiro, retorno da isenção da taxa da Marinha Mercante no regime de drawback isenção e promulgação do protocolo ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica entre Brasil e Estados Unidos sobre regras comerciais e de transparência. Associados cadastrados no site da entidade podem consultar o material apresentado.

Para saber mais e participar, envie mensagem para [email protected].

Reposição
O Comitê da Reposição realizou sua reunião bimestral em junho, com a participação de Felipe Garcia do Mercado Livre, que fez apresentação sobre desafios e oportunidades da digitalização. Além disso, George Rugitsky, diretor de Economia e Mercados do Sindipeças, falou sobre substituição tributária, entre outros temas. Saiba mais e participe dos próximos encontros: [email protected].

Remanufaturados
Em reunião realizada no início de junho, o Comitê de Remanufaturados discutiu os detalhamentos do fluxo do processo técnico para a certificação voluntária, selo de remanufaturados e advocacy da remanufatura. Para outras informações, escreva para [email protected].

Encontro de PMEs
Na reunião ordinária trimestral de líderes das pequenas e médias empresas (PMEs) do Sindipeças ocorrida no final de junho, Gaston Diaz Perez, presidente da Robert Bosch na América Latina, mostrou informações gerais sobre a companhia e estímulo ao uso de soluções da indústria 4.0 pela base de fornecedores. Os projetos de Mentoria e de Atração de PD&I, desenvolvidos pelo Sindipeças, foram apresentados pelo diretor Mauricio Muramoto, de Inovação, por um dos mentores, Otacílio Gomes, e pelo diretor de Sustentabilidade, Gábor Deák. Luis Gonzalo Guardia Souto, diretor do Sindipeças responsável pelas PMEs e pelo Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, apresentou indicadores de trabalhos da entidade, como a difusão de informação sobre os recursos do Rota 2030 para inovação e outras ações.

Para saber mais e participar, envie e-mail para [email protected].

Pesquisa qualitativa
O Sindipeças elabora a Sondagem Mensal da Indústria de Autopeças, pesquisa qualitativa para capturar a percepção sobre a situação corrente dos negócios em todos os segmentos de mercado (montadoras, reposição, exportação e intrassetorial), do fornecimento de autopeças e insumos, da posição dos estoques e da criação de novos postos de trabalho. Veja a edição de junho em [Informações]. O acesso é exclusivo para associados cadastrados no site da entidade.

Temas para mudança
O 3.º Encontro da Indústria de Autopeças, ocorrido em 20 de junho, promoveu interessante reflexão sobre os impactos das mudanças na indústria automotiva mundial para o setor brasileiro de autopeças, diante de alterações na arquitetura dos veículos e na matriz energética. Muitos dos temas apresentados por profissionais brasileiros e estrangeiros que participaram do evento já são temas de cursos do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, sempre atento ao conhecimento necessário para a melhor capacitação dos profissionais do setor. Alguns exemplos: neutralidade de carbono, alternativas de propulsão, novas tecnologias para a mobilidade, digitalização e conectividade.

Conheça o portfólio completo e saiba mais, enviando mensagem para [email protected].

Santa Catarina
Em reunião ocorrida recentemente, os associados catarinenses discutiram temas relevantes para o setor. Após a abertura de Ralph Felsmann, vice-diretor da Regional, o presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa) em Joinville e região, Eduardo Colzani, falou sobre trabalhos de sua entidade. As assessorias de Fomento à Exportação e de Marketing do Sindipeças, expuseram ações e resultados do projeto Brasil Auto Parts e do 3.º Encontro da Indústria de Autopeças, respectivamente. Por fim, Sérgio Galletto Junior, coordenador do Comitê de Forecast da entidade e gestor de Inteligência de Mercado da Schulz, apresentou previsões de mercado. Para outras informações, envie e-mail para [email protected].

Minas Gerais
O diretor regional do Sindipeças em Minas Gerais, Fábio Sacioto, tomou posse como vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em cerimônia ocorrida em 26 de maio, Dia da Indústria. No mesmo evento, foi entregue a Comenda do Mérito Industrial dos anos 2020, 2021 e 2022. Carlos Rodolfo Schneider, presidente da Ciser Fixadores Automotivos, associada ao Sindipeças, foi um dos homenageados. Para outras informações, envie mensagem para [email protected].

Substituição tributária
A diretoria do Sindipeças participou de audiência com o subsecretário da Receita do Estado de São Paulo, Luiz Márcio de Souza, no início de junho. O tema foi o regime de substituição tributária (ST) no segmento da reposição. A entidade defende o fim da ST. A já existente nota fiscal eletrônica evita a sonegação e torna obsoleto esse regime, que é também injusto, por retirar capital de giro das empresas.

O Sindipeças é grande difusor de informações sobre diversos temas relevantes para a indústria de autopeças. Fique atento às comunicações da entidade e participe. Alguns exemplos:

6/7: Cenários Macropolíticos e os Desafios Econômicos, com Creomar de Souza (on-line);
14/7: Webinar Regimes Especiais Aduaneiros (on-line);
14/7: Webinar Mercado de Bicicletas: Oportunidades de Nacionalização (em breve serão divulgadas informações para inscrição)