Caso não esteja vendo a mensagem corretamente, acesse o navegador.

Apoio à evolução tecnológica

O Sindipeças acompanha, divulga e estimula seus associados a utilizar os recursos do Rota 2030, de cuja elaboração participou ativamente. Os objetivos do programa estão alinhados com a visão da entidade sobre o que precisa ser feito para que o setor brasileiro de autopeças esteja inserido nas cadeias globais de valor e conquiste a perenidade: fomentar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, a inovação, a segurança veicular, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade de veículos e autopeças.

Os recursos disponíveis para investimento em inovação podem ser captados por meio dos programas oferecidos pelas quatro entidades gestoras dos Projetos e Programas Prioritários (PPPs): Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep Inovação e Pesquisa), Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Há ainda cerca de R$ 300 milhões à espera das empresas, do total de R$ 580 milhões arrecadados, segundo dados do último relatório oficial de prestação de contas, de junho deste ano.

O Programa Prioritário Finep 2030, especificamente, teve alta adesão, e seus recursos, que totalizavam R$ 103,9 milhões, estão esgotados. A agência informa que “está aberta a novas contribuições financeiras” das empresas que recolhem o imposto de importação de 2% sobre os chamados ex-tarifários (autopeças para as quais não há capacidade de produção nacional equivalente) e podem indicar para que gestora gostariam que o recurso fosse dirigido.

Para informações sobre todas as linhas de financiamento dos PPPs e sobre as ações do programa Inova Sindipeças, envie mensagem para [email protected] ou entre em contato com
Diego Costa: (11) 3848-4840.

Dezembro de 2021

* O 3.º Encontro da Indústria de Autopeças já tem data: 20 de junho de 2022. Faça sua inscrição.