Caso não esteja visualizando a mensagem corretamente, acesse o link.

Mural informa resumidamente sobre algumas ações desenvolvidas ou apoiadas pelo Sindipeças.

Plataforma de currículos
O Sindipeças desenvolveu o Banco de Currículos, plataforma para inclusão de informações curriculares de candidatos interessados em trabalhar na indústria de autopeças. A consulta aos dados dos candidatos é exclusiva para associados da entidade. “O capital humano é essencial para todas as empresas e essa ferramenta pode conectar candidatos a vagas”, afirma Adilson Sigarini, diretor-executivo do Sindipeças, responsável pelo projeto. Navegue e saiba mais. Para outras informações, envie mensagem para bancodecurriculos@sindipecas.org.br.

Projeções de produção
O Comitê de Forecast do Sindipeças apresentou aos associados da entidade, com exclusividade, a revisão do segundo trimestre das análises e previsões de produção de veículos no Brasil e na Argentina para os próximos cinco anos. A apresentação foi feita a distância no final de junho, para mais de duzentos participantes. Consulte as informações.
Para assistir ao vídeo da apresentação, envie mensagem para comitestecnicos@sindipecas.org.br.

Fiscalização de lâmpadas
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão fiscalizador vinculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou minucioso trabalho de coleta de lâmpadas automotivas na reposição e envio de amostras a laboratório acreditado, para ensaios de acordo com os requisitos da Portaria Inmetro 301/2011, que aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Componentes Automotivos e de outras normas. O trabalho foi realizado em resposta a denúncia de irregularidades protocolada pelo Sindipeças, em ação do Programa de Monitoramento de Mercado do Sindipeças, a pedido de empresas associadas. Saiba o que foi divulgado pelo Ipem-SP. Para outras informações, envie mensagem para comitestecnicos@sindipecas.org.br.

Autopeças no Mercosul
Integrantes do Mercoparts, conselho das entidades representativas da indústria de autopeças no Mercosul, reuniram-se virtualmente em junho para conversar sobre situação sanitária, projeções econômicas e perspectivas de produção e venda de veículos na região. Foi discutido também o andamento dos trabalhos dos governos do Brasil e da Argentina para harmonização de normas técnicas do setor automotivo. Participaram, além do Sindipeças, Afac, associação dos fabricantes argentinos de componentes, CFCA, câmara de fabricantes de componentes automotores do Uruguai, e AIAP, associação da indústria de autopeças do Paraguai. Para saber mais, envie mensagem para comex@sindipecas.org.br.

Fomento às exportações
Até o final do ano, projeto Brasil Auto Parts, parceria do Sindipeças com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vai promover rodadas de negócio on-line, que aproximarão fabricantes brasileiros de potenciais compradores estrangeiros:
* Rodada de Negócio Virtual com a Colômbia (para o segmento agrícola), de 24 a 26 de agosto;
* Rodada de Negócio Virtual com o Equador, em setembro (data a definir);
* Rodada de Negócio Virtual com Países da América Central, em outubro (data a definir);
* Rodada de Negócio Virtual com a Rússia, em novembro (ainda a confirmar).

Para participar e obter outras informações, envie mensagem para brasilautoparts@sindipecas.org.br.

Estudos de mercado
Outro interessante trabalho do Brasil Auto Parts é a divulgação de estudos de mercado de vários países, com dados sobre autopeças, frota circulante e produção de veículos. Conheça detalhes de Argentina, Egito, Estados Unidos, França, Líbano, Peru e outros 22 mercados interessantes para o setor brasileiro de autopeças.

Encontro das PMEs
Pequenas e médias empresas do Sindipeças reuniram-se em junho para discutir temas de interesse coletivo. Nesse segundo encontro bimestral do ano, Bruno Salmeron, conselheiro da entidade, apresentou análise do mercado automotivo e resumo da história da Schulz, empresa da qual é diretor de Operações da Divisão Automotiva. Além disso, Vanessa Canhete, gerente de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Brasília, falou sobre o Programa Brasil Mais Produtivo. Outros assuntos discutidos na reunião foram as ações da área de Inovação do Sindipeças e do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, além do programa Made in Brasil ilimitado (MiBi). “Nosso principal objetivo é manter nossas PMEs bem informadas e preparadas para as transformações da indústria automotiva”, afirma Luis Gonzalo Guardia Souto, responsável pelo relacionamento com as PMEs do Sindipeças.

Para saber mais e participar dos próximos encontros, envie mensagem para pme@sindipecas.org.br.

Cursos para a reposição
O Instituto Sindipeças de Educação Corporativa deu mais um importante passo para a capacitação de toda a cadeia de autopeças, com o lançamento de cursos específicos para o segmento da reposição, todos on-line ao vivo. São eles:
* Desmistificando o Aftermarket − Como ganhar dinheiro no canal de reposição
* Tendências Globais no Aftermarket Automotivo
* Comércio Exterior no Aftermarket Automotivo
* Introdução ao Aftermarket Automotivo

Indicadores do Instituto Sindipeças
Em oito anos de existência, completados em junho, o Instituto Sindipeças já registrou cerca de 21 mil participações em cursos e palestras. Atualmente são oferecidos mais de cem cursos. Em 2020, ano bastante desafiador pelos impactos da pandemia de covid-19, foram realizados 71 cursos on-line ao vivo, com 1.130 participantes. Saiba mais e conheça o portfólio completo.

Mais competitividade
O Sindipeças participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista Brasil Competitivo, ocorrida em junho, em Brasília. A frente será capitaneada pelo deputado federal Alexis Fonteyne (Novo/SP), com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios no País. Para saber mais sobre as ações da área de Relações Governamentais, envie mensagem para
ld-relacoesgovernamentais@sindipecas.org.br.

Santa Catarina
Em reunião promovida pela Regional de Santa Catarina, em junho, associados do Sindipeças assistiram à apresentação do Senai daquele Estado sobre o programa de alavancagem de alianças para inovação no setor automotivo. Foram também apresentados e discutidos dados sobre o mercado de veículos pesados, as ações da entidade na área de Inovação e encontros com montadoras organizados pelo Sindipeças. Para saber mais, envie mensagem para sindipsc@sindipecas.org.br.

O Sindipeças é grande difusor de informações sobre diversos temas relevantes para a indústria de autopeças. Fique atento às comunicações da entidade e participe das discussões. Alguns exemplos em julho:
14/7: Reunião de RH da Regional do Paraná (on-line);
15/7: Encontro com a CNH Industrial (on-line);
16/7: Diálogo com RH − Nova regional em PE (on-line);
21/7: Reunião da Regional do Rio Grande do Sul (on-line).