Mural informa resumidamente sobre ações desenvolvidas ou apoiadas pelo Sindipeças.

Descarbonização
A redução nas emissões de carbono tem ganhado muita relevância nas discussões sobre ESG (sigla em inglês para as práticas sociais, ambientais e de governança). O Sindipeças está atento e tem promovido várias ações sobre o tema. Uma delas, realizada no início de dezembro, foi o webinar Como É Feita a Neutralização de Carbono, com interessantes apresentações da Basf e da Robert Bosch, com a mediação de Gábor Deák, diretor de Tecnologia do Sindipeças. A Fundação Getúlio Vargas também participou e falou sobre o Programa Brasileiro GHG Protocol, que “estimula a cultura corporativa de inventário de emissões” e “proporciona instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários”. Empresas associadas cadastradas no site da entidade podem assistir ao vídeo completo (no item Sustentabilidade) e saber como os palestrantes tratam a coleta de dados, o cálculo e a compensação das emissões.

Para outras infomrações, envie mensagem para [email protected].

Novos associados
De janeiro a setembro deste ano, 25 empresas associaram-se ao Sindipeças e passaram a utilizar o conhecimento e os trabalhos da entidade: Açotubo Indústria e Comércio, Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana, Aunde Brasil, Brasfit Indústria e Comércio, CGR Elismol Indústria Metalúrgica, Eagle do Brasil, Hi-Lex do Brasil, ECO Indústria e Comércio de Artefatos Estampados de Metais, F2J Brasil Faróis e Sistemas Automotivos, Jocan Indústria Mecânica, LC Centro de Montagem, Limer-Stamp Estamparia, Ferramentaria e Usinagem, Metalcoop − Cooperativa de Produção Industrial de Trabalhadores em Conformação de Metais, Neo Steel, TSA – Tecnologia em Sistemas Automotivos, Wurth SW Industry Peças de Fixação e ZP Indústria e Comércio de Peças, de São Paulo; Auto Forjas, Belgo Bekaert Arames, Cooper Standard Automotive Brasil Sealing e Metalsider, de Minas Gerais; Itesapar Fundição, do Paraná; Slimsulate Automotive, de Pernambuco; e IVA Indústria de Componentes Automotivos e Track Comércio de Acessórios Automotivos, do Rio Grande do Sul.

Conheça a lista completa, com cerca de quinhentas empresas associadas e seus produtos.

Eletromobilidade
Em reunião ocorrida no início de dezembro, o Comitê de Eletromobilidade assistiu a apresentações de Ricardo Abe, engenheiro de Produtos da Nissan, sobre Célula a Combustível de Óxido Sólido (SOFC) e-Bio Fuel Cell; e Wagner Setti, da área de Relações Governamentais da WEG, sobre a lei de Jaraguá do Sul (SC) acerca de eletropostos. Para saber mais, envie mensagem para [email protected].

Reposição
Na reunião bimestral do Comitê de Reposição realizada em dezembro, fizeram apresentações a rede de varejo de autopeças PitStop e a plataforma de B2B digital Fast Chanel. Além disso, foram atualizadas informações sobre mudanças no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para saber mais, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Remanufaturados
O Comitê de Remanufaturados também se reuniu em dezembro e discutiu os desafios da logística reversa para remanufaturados, com apresentação da Distribuidora Pacaembu. Foram ainda apresentados os temas certificação voluntária e o Projeto de Lei n.º 6.545/2019, que trata do incentivo a projetos de reciclagem. Para saber mais, escreva para [email protected].

O Banco de Currículos do Sindipeças, lançado em julho deste ano, já contém informações curriculares de 1,3 mil profissionais interessados em trabalhar na indústria de autopeças. Desde o início, 145 empresas realizaram 570 acessos. Essa ferramenta, cuja consulta é exclusiva aos associados da entidade, valoriza o capital humano, tão essencial para a competitividade. Navegue e divulgue para sua rede de contatos

Minas Gerais
A Regional do Sindipeças em Minas Gerais, em parceria com a Yazaki e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), promoveu reunião presencial de RH e RT, na sede da Yazaki, em Matozinhos (MG), no início de dezembro, com a participação de Erika Morreale Diniz, presidente do Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas da Fiemg e presidente da Comissão de Negociação Coletiva com os Metalúrgicos de MG. Foram discutidos os principais pontos da Consolidação do Marco Regulatório Trabalhista Infralegal e o fechamento das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho do período de 2021 e 2022.

Minas Gerais 2
O embaixador da África do Sul no Brasil, Wellington Vusumuzi Mavimbela, foi recebido pelo diretor Fábio Sacioto (à direita, na foto) no escritório da regional mineira e recebeu informações sobre o setor de autopeças, no qual demonstrou bastante interesse, e sobre as principais áreas de atuação da entidade. Segundo Sacioto, o encontro foi motivado pelo interesse da entidade em expandir as relações comerciais e de investimentos entre os dois países. “Terminamos a reunião com vistas de futuros contatos para cooperação mútua”, afirmou.

Santa Catarina
A regional de SC promoveu encontro de associados, o primeiro em formato presencial em 2021, para encerramento das atividades do ano. A pauta foi densa, e abordou, entre outros assuntos, a operação no Brasil da BMW, apresentado por Ricardo Santin, diretor industrial da montadora; previsão econômica para as indústrias catarinenses, Marcelo Masera, coordenador do Observatório Econômico da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc); perspectivas para o setor, Sérgio Galletto Junior, engenheiro de Vendas da Schulz; e Módulo de Treinamento Schulz e Senai, Bruno Salmeron, diretor de Operações, também da Schulz.

Para outras informações, entre em contato: [email protected].

Cursos em 2022
O Instituto Sindipeças de Educação Corporativa divulgou a grade de cursos para 2022, baseada nos resultados de detalhado Levantamento de Necessidades de Treinamento, feito com as empresas associadas. Há vários novos cursos, nas áreas de Gestão de Mercado; Gestão de Negócios; Gestão de Pessoas; Manufatura e Supply Chain; e Inovação e Sustentabilidade, em formato on-line ao vivo, presencial ou in company, diurnos e noturnos.

Consulte e invista em capacitação.

Para outras informações, envie mensagem para [email protected].