Mural informa resumidamente sobre ações desenvolvidas ou apoiadas pelo Sindipeças.

Internacionalização
Os resultados da participação do projeto Brasil AutoParts (BAP), parceria do Sindipeças com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), nas feiras realizadas na Argentina e na Alemanha foram muito interessantes, segundo os expositores.

Na Automechanika Frankfurt, em setembro, as 33 empresas que integraram o estande do BAP realizaram 1.324 contatos, que podem resultar em vendas de US$ 26,3 milhões nos próximos doze meses. Na Automechanika Buenos Aires, em outubro, 34 expositores participaram de 1.172 encontros com potenciais compradores e esperam fechar negócios da ordem de US$ 11, 4 milhões.

Ainda este ano, o projeto vai levar fabricantes brasileiros a duas importantes mostras internacionais:
* AAPEX Las Vegas, nos Estados Unidos, de 1.º a 3 de novembro;
* Automechanika Dubai, nos Emirados Árabes, de 22 a 24 de novembro.

Participe do BAP e acompanhe o movimento de internacionalização do setor autopeças.

Autopeças no Mercosul
Integrantes do Mercoparts, entidade constituída por representantes da indústria de autopeças no Mercosul, reuniram-se em outubro, na Argentina, para discutir as projeções econômicas para os mercados brasileiro,
uruguaio e argentino e a harmonização de normas técnicas automotivas na região.

No encontro, a Presidência rotativa da entidade foi transmitida do Brasil para a Argentina, como ocorre a cada dois anos. Na foto, os presidentes da associação dos fabricantes argentinos de componentes (Afac), Raúl Amil (à esquerda), e do Sindipeças, Cláudio Sahad.

Para mais informações, envie mensagem para [email protected].

Reposição
O presidente da Rede Âncora, Said Raidan, participou do encontro bimestral do Comitê da Reposição ocorrida em outubro para falar sobre como o varejo de autopeças está digitalizando a operação e aprimorando a eficiência de processos. Outros temas apresentados na reunião foram a Substituição Tributária (ST) e as ações do projeto Brasil Auto Parts. Para participar das próximas reuniões, escreva para [email protected].

Remanufaturados
O Comitê de Remanufaturados também se reuniu em outubro. Dentre os temas apresentados estavam a Lei n.º 14.260/21, de incentivos à indústria da reciclagem e ao desenvolvimento da remanufatura no Brasil. O grupo conversou ainda sobre certificação voluntária de remanufaturados.

Negociações
Representantes da FEM-CUT e do Sindipeças assinaram o Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho de 2022/2023, relativo à data-base de setembro. As cláusulas sociais e sindicais foram renovadas até 2024. O texto na íntegra pode ser consultado no site do Sindipeças, exclusivamente por empresas associadas.

O Banco de Currículos do Sindipeças é uma plataforma para inclusão de informações curriculares de candidatos interessados em trabalhar na indústria de autopeças. A consulta aos dados dos candidatos é exclusiva para os cerca de quinhentos associados da entidade. Saiba mais e divulgue para sua rede de contatos. Para outras informações, envie mensagem para [email protected].

Portfólio
O Instituto Sindipeças de Educação Corporativa oferece atualmente 119 cursos, que atendem às demandas de empresas associadas e abrangem as seguintes áreas do conhecimento: gestão de mercado, de negócios e de pessoas; inovação e sustentabilidade; e manufatura e supply chain. Consulte todos os títulos e invista em capacitação.

Rio Grande do Sul
Em reunião ocorrida em outubro, associados do Sindipeças no RS discutiram perspectivas para 2023, com painéis sobre automóveis, ônibus, semirreboques, caminhões e mercado de reposição, conduzidos por representantes de Anfavea, Marcopolo, Randon, Mercedes-Benz e da área de Economia do Sindipeças. A abertura foi feita por Ricardo Escoboza, integrante da diretoria regional e diretor-superintendente da Divisão de Autopeças das Empresas Randon.

Para saber mais, escreva para [email protected].

O Sindipeças é grande difusor de informações sobre diversos temas relevantes para a indústria de autopeças. Fique atento às comunicações da entidade e participe. Alguns exemplos:

11/11: Experiências dos Projetos de Transformação Digital: Oportunidade de Alavancagem para Outras Empresas (on-line)
11/11: O Novo Congresso Nacional: Cenário Político Pós-Eleitoral (on-line)
18/11: Reunião de Associados de Santa Catarina (presencial)
23/11: Sindipeças convida Renault (em breve, mais informações)