Mural informa resumidamente sobre algumas ações desenvolvidas ou apoiadas pelo Sindipeças.

Negócios com a Colômbia
O projeto Brasil Auto Parts (BAP), parceria do Sindipeças com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promove a 3.ª Rodada de Negócios Virtual com a Colômbia, para o setor agrícola, de 24 a 26 de agosto. Quarenta e oito fabricantes brasileiros participarão de reuniões com oito importadores. O agronegócio colombiano movimenta cerca de US$ 24 bilhões por ano, o que equivale a 7,5% do PIB daquele país, com frota de 140 mil tratores.

As próximas ações do BAP são:
* Rodada de Negócios Virtual com Países Andinos, em setembro;
* Rodada de Negócios Virtual com Países da América Central, em outubro;
* Rodada de Negócios Virtual com a Rússia, em novembro.

Para participar ou obter mais informações, envie mensagem para [email protected].

Feiras internacionais
O projeto Brasil Auto Parts abriu inscrições para empresas interessadas em participar de duas feiras internacionais, desta vez presenciais, nas quais autopeças brasileiras são tradicionais expositoras: Expopartes Colômbia, de 10 a 12 de novembro; e Automechanika Dubai, de 14 a 16 de dezembro. Saiba mais.

Novos associados
De janeiro a julho deste ano, quatorze empresas associaram-se ao Sindipeças e passaram a usufruir o conhecimento e os trabalhos da entidade: Açotubo Indústria e Comércio, Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana, Aunde Brasil, Brasfit Indústria e Comércio, CGR Elismol Indústria Metalúrgica, Hi-Lex do Brasil, LC Centro de Montagem, Limer-Stamp Estamparia, Ferramentaria e Usinagem, Metalcoop − Cooperativa de Produção Industrial de Trabalhadores em Conformação de Metais, Neo Steel e ZP Indústria e Comércio de Peças, de São Paulo; Auto Forjas, de Minas Gerais; e IVA Indústria de Componentes Automotivos e Track Comércio de Acessórios Automotivos, do Rio Grande do Sul.

Conheça a lista completa, com cerca de quinhentas empresas associadas e seus produtos.

Mentoria oferecida pelo Sindipeças
O Sindipeças oferece a seus associados o Programa de Mentoria, em que empresários e executivos da linha de frente dos negócios podem conversar sobre desafios do dia a dia da gestão com profissionais com larga experiência em várias áreas do conhecimento. Criada em 2016, a iniciativa já atendeu a 25 líderes do setor, “principalmente de pequenas e médias empresas”, afirma Mauricio Muramoto, diretor de Inovação da entidade e coordenador do programa. Segundo ele, esse número tende a crescer expressivamente: “A participação, que é gratuita, depende muito dos profissionais interessados e da disposição em se abrir e compartilhar com um terceiro suas ansiedades e experiências, em temas como fabricação, vendas, recursos humanos e estratégia, por exemplo”.

Assista ao depoimento de Fábio Alonso, diretor comercial e administrativo da Alpino e veja outras informações.

Informação relevante
A Assessoria de Economia do Sindipeças elabora pesquisas, relatórios e análises que são importante material de consulta para empresas do setor de autopeças, de outros elos da cadeia automotiva e de centros de estudo. Algumas informações são exclusivas para associados. Veja.

A área edita também o Anuário do Sindipeças, com dados sobre faturamento nominal e deflacionado, investimento, nível de emprego, balança comercial e muito mais.

Envie mensagem para [email protected].

Temas da reposição
O Comitê da Reposição, formado por representantes de empresas associadas ao Sindipeças, reuniu-se em agosto para atualização de informações. Além disso, o grupo assistiu às apresentações do grupo Oficina Brasil, sobre o mercado de veículos leves, e do distribuidor Cobra Rolamentos.

Para saber mais e participar das reuniões bimestrais, envie mensagem para [email protected].

Remanufaturados
Em reunião bimestral do Comitê de Remanufaturados, ocorrida em agosto, foram discutidos os seguintes temas: consulta pública sobre importação de bens remanufaturados, construção de advocacy setorial, decreto do Estado de São Paulo sobre adesão à campanha Race do Zero e certificação voluntária de remanufaturados.

Para detalhes, escreva para [email protected].

Caminhos do setor
Reserve em sua agenda o dia 20 de junho de 2022 para o
3.º Encontro da Indústria de Autopeças. Saiba o que pensam − e já estão fazendo − executivos estrangeiros e brasileiros de grandes empresas sobre transformação digital, descarbonização e rupturas no pós-vendas. Em breve, divulgaremos informações sobre programa e inscrições.

O Sindipeças desenvolveu o Banco de Currículos, plataforma para inclusão de informações curriculares de candidatos interessados em trabalhar na indústria de autopeças. A consulta aos dados dos candidatos é exclusiva para os cerca de quinhentos associados da entidade. “O capital humano é essencial para todas as empresas e essa ferramenta pode conectar candidatos às boas vagas oferecidas por nosso setor”, afirma Adilson Sigarini, diretor-executivo do Sindipeças, responsável pelo projeto.

Saiba mais e divulgue para sua rede de contatos. Para outras informações, envie mensagem para [email protected].

Fórum das PMEs
Pequenas e médias empresas do Sindipeças reúnem-se trimestralmente para discutir temas de interesse coletivo e conversar com presidentes de empresas sistemistas, que são convidados a apresentar suas perspectivas de mercado. “Nosso principal objetivo é manter as PMEs bem informadas e preparadas para as transformações da indústria automotiva”, afirma Luis Gonzalo Guardia Souto, responsável pelo relacionamento com as PMEs do Sindipeças.

Para saber mais e participar dos próximos encontros, envie mensagem para [email protected].

Opinião de associado
Veja o que diz Guilherme Walter, CEO da Track, de Caxias do Sul (RS), sobre o curso Métricas e Análise Financeira – Foco no Caixa, do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa: “Foi excelente e o professor apresentou de forma clara e objetiva todo o material, tornando a compreensão mais fácil também para os alunos que não têm vivência na área. Acredito que o processo possa ser iniciado logo após o término do curso. A partir de agora vou trabalhar no aprendizado com minha equipe. O material dos cursos é de ótima qualidade e fácil compreensão. Sem falar nos professores que estão sendo escalados para ministrar as aulas, todos com vasta experiência. Nossa área de custos já frequentou outros cursos do Sindipeças".

Saiba mais e conheça o portfólio completo.

Ambiente de negócios
O Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória n.º 1.040/2021, que elimina exigências e simplifica a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o chamado ambiente de negócios. Foram rejeitadas as emendas do Senado e mantido o texto aprovado pelos deputados. A matéria foi à sanção presidencial.

Refis

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei n.º 4.728/2020, que reabre o prazo para adesão de pessoas físicas e jurídicas ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), mais conhecido como Refis, da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Pelo texto aprovado, a adesão ao programa passará a ter como termo final o dia 30 de setembro deste ano. O projeto seguiu para análise da Câmara dos Deputados.

Santa Catarina
Em reunião promovida pela Regional de Santa Catarina, em agosto, associados do Sindipeças discutiram possibilidades para investimento em inovação, com apresentações do Parque de Inovação Tecnológica em Joinville (Inovaparq), das universidades Federal de Santa Catarina e Tecnológica Federal do Paraná e da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Rio Grande do Sul

A regional gaúcha do Sindipeças promoveu encontro de associados, em julho, em que foram apresentados os temas Redução do Custo-Brasil, projeto liderado pelo governo federal, com a participação de entidades, dentre elas o Sindipeças; e Transforma Rio Grande do Sul. Em seguida, houve debate entre os participantes.

Para outras informações, envie mensagem para [email protected].

Paraná
O grupo de RH da regional do Paraná reuniu-se virtualmente em julho para assistir à palestra sobre o Projeto Água Viva, da Fundação Grupo Boticário. Houve também apresentação da tabulação de pesquisa de datas-bases, com informação sobre índice de inflação e acordos fechados em outras regiões do País.

Bahia e Pernambuco
O Instituto Sindipeças de Educação Corporativa e a regional da Bahia organizaram em julho Diálogo com RH para empresas de Pernambuco, iniciando as ações da entidade para empresas daquele Estado. Além de palestra sobre liderança colaborativa, houve também a apresentação de case da Benteler sobre gestão de pessoas e de serviços prestados pelo Sindipeças.

Para saber mais, mande mensagem para [email protected].

O Sindipeças é grande difusor de informações sobre diversos temas relevantes para a indústria de autopeças. Fique atento às comunicações da entidade e participe das discussões. Alguns exemplos:
18/8: Sindipeças convida Mercedes-Benz do Brasil (on-line);
19/8: Inova Day Autopeças sobre Manufatura Aditiva em Metais e Parcerias Internacionais para Inovação (on-line);
20/8: Webinar com Jorge Luiz de Lima, secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia (on-line);
25 a 27/8: Imersão Virtual em Ecossistema de Inovação dos Estados Unidos (on-line);
1.º/9: Sindipeças convida Volkswagen do Brasil (em breve serão divulgadas mais informações); 29/9: Encontro com o presidente do Inmetro (on-line).